Empreendimento: Usina Hidrelétrica e Eclusa de Bariri – Hidrovia Tietê-Paraná – Rio Tietê/SP
Contratante: Hidroviário da Secretaria Estadual de Logística e Transporte do Estado de São Paulo – SELT/SP
Serviço: Elaboração dos Projetos Básico, Executivo e Estudos Ambientais das Obras de Adequação do Canal de Jusante da Eclusa de Bariri
Descrição Sucinta dos Serviços
O canal de navegação de jusante da Eclusa de Bariri, denominado “canal antigo”, foi originalmente concebido com cerca de 800 m de extensão, com o objetivo de ligar o canal de jusante da eclusa à calha natural do rio, em local sob forte influência da água oriunda da casa de força e vertedouro. Nestas condições as embarcações eram forçadas a percorrer trechos de fortes correntes na calha natural do rio, antes de adentrarem o canal de acesso, em situações de cheias, originadas especialmente pelos escoamentos do sistema extravasor de cheias da barragem.
Devido à forte interferência deste fluxo da água, foi aberto um segundo canal com cerca de 2,5 km de extensão através da derivação do anterior, conhecido como “canal novo”. Atualmente, tanto o canal antigo como o canal novo encontram-se abertos, sendo que somente o canal novo é utilizado pelas embarcações devido às suas melhores condições de navegabilidade e devido à profundidade do calado. O canal antigo não é mais utilizado como rota de navegação, porém as necessidades de melhoria da capacidade anual de transporte nesse trecho da Hidrovia Tietê-Paraná indicou a necessidade de outras intervenções além da adequação do canal de navegação de jusante da eclusa de Bariri, devido às condições ainda não resolvidas, em especial quanto à segurança da navegação, tendo sido registrado um acidente com perda de vida de operadores de um empurrador nesse trecho da hidrovia.
Assim sendo os estudos/projetos de melhoria desse trecho da hidrovia visaram a realização de diagnósticos técnicos, análise de alternativas de solução e escolha da solução mais adequada, finalizando com a elaboração do projeto básico, do projeto executivo e dos estudos ambientais com vista à obtenção do licenciamento ambiental para poder implantar as obras preconizadas.
A análise do problema foi desenvolvida com base em modelagens matemáticas das condições de escoamento atualmente existentes, fundamentadas em levantamentos e serviços de campo, em especial batimétricos, hidrométricos e geológicos, com o fim de realizar a calibragem do modelo hidrodinâmico bidimensional dos escoamentos existentes no local das interferências.
A solução final consistiu na implantação de um canal esconso, provido de uma barragem móvel com controle de vazão e nível d’água, que tem a finalidade de manter as condições existentes no “canal novo”, porém atenuando as correntes transversais, extremamente prejudiciais ao deslocamento dos comboios, que comprometem a operação e a segurança das embarcações em trânsito, bem como controlar os desníveis existentes entre os níveis d’água do interior da câmara da eclusa e do canal de jusante da mesma.
São apresentadas, a seguir, algumas fotos e ilustrações da Barragem e Eclusa de Bariri, cuja finalidade é de geração de energia elétrica e de navegação fluvial da Hidrovia Tietê-Paraná, importante via de transporte fluvial em operação na região sudeste do país.